domingo, 24 de setembro de 2017

Aprendendo a voar

     Calma. A ansiedade que se acumula no dia a dia junto com o estresse me arrebata. São dezenas de coisas para fazer, com apenas vinte e quatro horas ao dia, e muitas vezes essas coisas vão ficando para depois, amontoadas sobre as horas que passam e se tornam poeira nos móveis. Teias de aranha se formam sobre projetos antigos que, por perfeccionismo, ansiedade e medo, nunca foram para frente. Passo então a trabalhar este defeito chamado deixar acumular a matéria quando eu poderia estar estudando. Esta vida de procrastinação, quando ver séries deixa de ser algo gostoso para momentos de lazer e passa a ser uma atividade carregada de preocupação porque chega um momento em que deixo tanta matéria se acumular que isso se torna um peso sobre meus ombros que não me deixa nunca, nem mesmo durante o sono, e então todos os momentos bons da minha vida que eram para ser leveza se tornam um fardo carregado de preocupação. E chega mesmo a um ponto em que as coisas me saem do controle: não apenas a matéria se acumula, mas aquelas coisas que eu queria fazer vão ficando para depois, e as mágoas vão se acumulando também, porque deixo para resolvê-las depois, e o amor vai passando e eu vou ficando, deixando juntar tudo aquilo que não presta mais enquanto vejo me escapar por entre os dedos tudo aquilo que eu mais queria. Neste mundo de passarinhos, eu sou a única pessoa que fica atravancando meu caminho. Aprender a observar isso e ter consciência desse problema é algo muito bom. Agora posso tomar medidas contra ele. Chama-se procrastinação. E com ele vem a ansiedade, que anda de mãos dadas com o medo de tudo dar errado. Talvez dê errado mesmo, mas se tudo der certo, deu, e se não der, fica ao menos o aprendizado sobre o que funciona e o que não gira neste mundo em que deveríamos aprender a voar. E as pessoas que têm hábito de procrastinação vão deixando se atrofiar suas asas, sempre esperando para alcançar o seu potencial depois, e esse potencial não chega nunca para quem só fica parado porque vive com medo. Não deixe nunca o medo do que os outros vão pensar cortarem suas asas. Não deixe a ansiedade te prender, e mesmo que sinta medo, vá buscar o que quer. Amém?

Nenhum comentário:

Postar um comentário