quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Evolução

      De rosto limpo, sem base, sem pó, sem sombra, sem blush, maquio-me com um sorriso, e deixo pulsar em mim a luz de esperança alentadora; esperança de que as coisas possam ser melhores a cada dia. Porque olha, a vida pode ser bela, a vida pode ser boa, mas erros e contradições fazem parte da natureza humana — e alguns erros custam caro, muito caro. E todos os dias é necessário aprender a lidar da melhor maneira possível com as próprias falhas, e assim vai-se aprendendo a encarar a vida de forma mais leve e despreocupada, sem criar tanto caso de coisas pequenas, sem se deixar sugar por pessoas de intenções negativas. Existem tantas coisas que, se me acontecessem há alguns anos, ou há poucos meses, seriam capazes de estragar o meu dia, mas que agora já não podem me afetar tanto. É que a mente muda de um estado para o outro e acho que isso ocorre por causa de uma busca constante pela saúde emocional. Mas não estou dizendo que me insensibilizei para as coisas — estou, em verdade, me vacinando contra o que não agrega. E a cada dia, tudo se torna mais leve, mais simples, e as coisas vão melhorando ao ponto de eu não sentir tanto o desespero que costumava andar ao meu lado todos os dias, no peito sempre apertado e palpitante, junto com uma raiva contida que, ao menor desagrado, era injustamente atirada sobre alguém. Meus problemas já não pesam tanto, não são mais capazes de me definir; porque aprendi, a duras penas, que embora cometa muitas falhas, eu mesma não sou uma. E é por isso que a cada dia o sol nasce outra vez, a cada vez uma nova chance de tudo ficar bem. E aquela ansiedade toda, que estava muito além dos limites do saudável, ainda está comigo sim, mas diminuída e se enrareceu sua capacidade de me paralisar. E com o tempo vou aprendendo a me tratar melhor, cultivando a gentiliza dentro de mim e levando-a para os outros em um reflexo da esperança de evoluir em meus caminhos. Evoluir: palavra que é tão bela quando seu significado é visto na prática, porque o que evolui é o que cresce de dentro para fora, e ao crescer se desenvolve em maturidade. E sei muito bem, apesar de romantizar um pouco as coisas, que a evolução é apenas uma ferramenta necessária e essencial para a sobrevivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário